AVALIAÇÃO DE JOIAS: O PRIMEIRO PASSO PARA TRANSFORMAR SUAS JOIAS USADAS EM DINHEIRO
- Érico Dias
- 22 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
A avaliação de joias é uma etapa fundamental para que a negociação de joias usadas seja justa. O avaliador é o profissional habilitado a estimar o valor da joia. E nem sempre o preço é baseado no quanto foi pago na aquisição.
Uma mesma joia pode receber diferentes estimativas de preço, de acordo com os critérios apurados pelo avaliador. Isso não quer dizer que a avaliação de joias foi mal feita, e sim que se baseou em pontos de vista diversos.
O valor atribuído às peças por peritos da Polícia Federal, por exemplo, costuma ser muito inferior aos valores apontados por avaliadores de joalherias.
Isso porque a avaliação feita pela Polícia Federal, geralmente, é objetiva. Ou seja, leva em consideração o valor efetivo do material que compõe a peça: ouro, pedras preciosas e afins.
Uma reportagem publicada pelo site da Exame, sobre uma apreensão de joias, explica bem o motivo desta diferença: “Ficam de fora outros elementos subjetivos que agregam valor e compõem o preço na loja, como o joalheiro que desenhou a peça, a grife que produziu a joia, o lucro que a empresa vai tirar e o custo para venda e com impostos.”
No artigo de hoje vamos te mostrar como é feita a avaliação de joias usadas. Em caso de dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.

Como é realizada a avaliação de joias usadas?
A avaliação de joias usadas é realizada de acordo com critérios objetivos e subjetivos. Os elementos objetivos são os componentes da joia: o metal utilizado e os adornos, geralmente pedras preciosas.
Para esta avaliação objetiva, o avaliador utiliza equipamentos e produtos específicos para verificar o tipo, a qualidade e o peso do metal, assim como da pedra preciosa.
A avaliação de joias usadas pelo critério objetivo considera o valor destes itens em separado. Por exemplo: a joia tem tal peso de ouro 18 k (quilates) e, nesse caso, o valor fixado é baseado de acordo com a cotação do dia.
Lembrando que a cotação do ouro da Bolsa de Valores é a do ouro 24k, também chamado de ouro puro ou ouro mil (999,9). Este ouro, o puro, é maleável demais, não sendo apropriado para a confecção de joias. As joias no Brasil costumam ser feitas em ouro 750, conhecido também como 18k.
Outra questão é que nossa cotação, a brasileira, é baseada na de Nova Iorque. E a medida utilizada por lá é diferente da nossa. Ou seja, a avaliação original (de Nova Iorque) é em onças.
Portanto, o preço do ouro que vemos no jornal é diferente do adotado pelo avaliador, porque será preciso converter estes parâmetros.
Já a avaliação de joias pelo critério subjetivo considera: o design da peça, quem assinou a joia, se tem alguma relevância histórica, dentre outros parâmetros que tornam a peça mais atrativa.
Tanto os critérios objetivos quanto os subjetivos podem fazer o valor apontado na avaliação de joias oscilar. Isso porque o preço do ouro e das pedras varia de acordo com a cotação, e o valor atribuído à peça pelos elementos subjetivos variam de acordo com as tendências do momento.
Quem pode realizar a avaliação de joias usadas?
A avaliação de joias deve ser realizada por um avaliador profissional. É o avaliador que detém o conhecimento necessário para analisar os detalhes das joias e as informações de mercado.
O avaliador sabe identificar, além da qualidade do metal e das pedras, a origem da joia, época, se foi feita por um designer renomado... tudo isso só é possível com muita pesquisa e experiência.
E é o avaliador que sabe apontar também o que está mais valorizado no momento. E é este critério que, muitas vezes, pode surpreender quem está vendendo a peça.
Algumas joias não eram tão valorizadas na época da sua aquisição e hoje são muito procuradas e por isso o preço atribuído é superior ao esperado pelo vendedor.
A mesma joia pode receber diferentes avaliações
Como a avaliação de joias usadas é feita de acordo com critérios objetivos e subjetivos, a mesma peça pode receber avaliações diversas, a depender dos critérios adotados e também do período em que foi realizada a avaliação.
A avaliação de joias objetiva geralmente apresenta um valor inferior ao do estimado quando se considera também os elementos subjetivos.

Venda suas joias usadas sem sair de casa
Veja como é fácil transformar suas joias usadas em dinheiro quando você negocia com a Eilat Joalheiros. Basta você nos enviar fotos das joias que pretende vender por WhatsApp.
Havendo interesse, agendaremos a avaliação de joias, que pode ser realizada no seu domicílio ou na nossa sede, localizada em um confortável edifício comercial, com garagem e equipe de segurança 24 horas por dia, no Itaim Bibi, bairro nobre de São Paulo.
Nossos avaliadores analisarão suas peças detalhadamente, na sua presença, e explicarão cada critério adotado. Tendo qualquer dúvida, é só perguntar que nosso avaliador esclarecerá.
Você concordando com o valor indicado por nosso avaliador, o setor administrativo da Eilat Joalheiros enviará a quantia acertada, por transferência, para a sua conta bancária.
A negociação é rápida, prática, transparente e segura. E o pagamento é à vista. Você só entrega suas joias usadas após receber o valor combinado.
Eilat Joalheiros: referência em avaliação de joias
A Eilat Joalheiros é referencia no mercado de joias usadas. São mais de vinte anos de experiência no setor. Nossos avaliadores são altamente qualificados.
Com a equipe da Eilat Joalheiros, a avaliação de joias é feita com critérios objetivos e subjetivos, além de considerar a lei maior do mercado: oferta e procura.
Não venda suas joias usadas antes de nos consultar. Na Eilat Joalheiros, valorizamos suas joias usadas. Oferecemos preço justo e pagamos à vista.
Avaliamos e compramos joias usadas em ouro, platina, diamantes, pedras preciosas, ouro em barra, moedas de ouro, joias danificadas, relógios antigos de ouro e objetos de prata, como faqueiros, baixelas e castiçais. Só não negociamos joias em prata.
Compramos de uma peça a uma coleção inteira. Clique aqui para conversar com um de nossos avaliadores e realizar um excelente negócio.
Até a próxima!
Comentários