top of page

Vender prataria: compramos castiçais, baixelas e objetos de prata!

  • Paola Amado
  • 22 de fev. de 2023
  • 4 min de leitura

A decisão de vender prataria precisa ser sempre bem pensada. Principalmente porque hoje é muito fácil cair em golpes e ser enganado pelos compradores, recebendo um valor muito abaixo do que deveria. Por isso, é fundamental escolher locais confiáveis e reconhecidos no mercado, como a Eilat Joalheiros!


Famílias antigas costumavam ter diversos objetos de prata em casa. Os castiçais usados para enfeitar a sala de jantar, as baixelas em que era servida a refeição, o faqueiro para noites de festas. E dava um trabalho danado para manter tudo brilhando!


E é claro que a prataria virava uma herança familiar, passando de geração em geração. Isso pode ter ocorrido com você: os objetos de prata que estão na sua casa hoje foram comprados por seus antepassados e mantidos por muito tempo.


Apesar de ser uma herança, não significa que você precisa continuar acumulando a prataria. De nada adianta deixar tudo jogado em um canto pegando poeira. Talvez vender prataria seja mais vantajoso. Após dois anos de pandemia do novo coronavírus, um dinheiro a mais no bolso não faz mal a ninguém!


Se estiver considerando enviar seus castiçais, baixelas e faqueiros para uma avaliação, conte com a Eilat Joalheiros. Estamos aqui para oferecer um serviço de qualidade e te mostrar como o processo de vender prataria funciona.


Caso precise entrar em contato conosco, basta enviar uma mensagem clicando aqui.




Vender prataria: tudo o que você precisa saber sobre a prata


A prata é um tipo de metal que dificilmente encontramos em estado puro na natureza. Geralmente, ela já vem misturada com outros elementos químicos, como o chumbo, o cobre e o enxofre.


Especialistas estimam que a prata tenha sido descoberta pelo menos 5.000 a.C., mas foi apenas 2 mil anos depois que as primeiras técnicas de separação de metais começaram a surgir.


Durante a época do Egito Antigo e na Europa Medieval, a prata chegou a ser considerada mais valiosa do que o ouro.


Hoje em dia, o metal é usado para a confecção de joias, utensílios e peças de decoração. Também é utilizado na composição de objetos como interruptor de luz, baterias e teclados de computador.


Quando encontrada em seu estado puro na natureza, é chamada de prata 1000. Por ser muito frágil e mole, nem sempre pode ser usada sozinha, sendo necessário combinar com materiais como o cobre.


Existe também um termo antigo que você já deve ter escutado, que é a "Prata de Lei". Ainda no século 13, o rei de Portugal determinou que esse metal só poderia ser comercializado se correspondesse a um grau de pureza que deixou estipulado.


E o padrão de pureza continua sendo usado. A diferença é que agora conhecemos como prata 925 (significa que possui 92,5% do metal) ou prata 950 (indicando que é 95% pura).





Que tipo de prata a EILAT JOALHEIROS compra?


Sabe aquela prataria que está apenas acumulando poeira no armário da sua casa e que você não deseja mais? Fique atento para saber quais objetos já pode separar e até ir fotografando para uma futura avaliação!


Primeiramente, compramos todo tipo de prata decorativa. Entre elas: salvas de prata, molduras, quadros, estatuetas, jarras e serviços de café. Geralmente são peças de herança familiar.


Abra as suas gavetas e comece a separar as peças do faqueiro, se certificando de que pegou tudo. Depois pode procurar pelas taças, baixelas e pratos que provavelmente fazem parte do conjunto.


Muitas famílias utilizavam antigamente candelabros e castiçais para enfeitar a sala de jantar. Esse tipo de objeto também pode ser levado para a nossa avaliação.


O único tipo de prata que não compramos são as joias. Muitos clientes já nos perguntaram por que não negociamos pulseiras, anéis e colares nesse material. O motivo é simples: o valor de revenda não compensa e, no fim, uma negociação dessas acaba gerando apenas gastos para a nossa empresa e quase nenhum valor para o cliente.


Vender prataria: entenda como funciona o processo de avaliação


Aqui na Eilat Joalheiros contamos com especialistas altamente qualificados para realizar as avaliações. Todos são devidamente treinados para essa função e possuem o conhecimento necessário para oferecer um atendimento justo e confiável ao cliente.


Cada objeto de prata que você traz aqui será analisado separadamente, sob diversos aspectos. Por exemplo: nós analisamos a fabricação para determinar a antiguidade da peça.


Também observamos diversos outros pontos fundamentais, como a assinatura presente naquele objeto.


O contraste é um terceiro fator que levamos em consideração. Os fabricantes geralmente colocam uma marca ou “contraste” dentro do objeto confeccionado. Isso é feito para certificar a qualidade e a origem.


Além disso, precisamos observar ainda o estado de conservação, peso e feitio, valor do metal cotado na Bolsa de Valores no dia da avaliação e seu grau de raridade.


Lembrando que a presença de pedras preciosas vai influenciar no valor que será oferecido na negociação e sempre solicitamos por certificados para atestar o valor do objeto.




Vantagens de fechar negócio com a Eilat Joalheiros


Agora que já separou tudo o que tem de prataria para vender, precisamos te mostrar por que escolher fechar negócio com a Eilat Joalheiros é vantajoso!


Claro que o principal benefício é poder fazer toda a avaliação no conforto de sua casa, sem precisar se deslocar.


Poxa, às vezes fica difícil ter que levar tudo até o escritório, não é mesmo? Por isso nos disponibilizamos a ir até você!


E a negociação funciona de maneira bem simples. Primeiro você manda as fotos pelo WhatsApp e marcamos a visita. Se após a avaliação você quiser fechar a venda, o pagamento é feito à vista pelo setor financeiro do nosso escritório.


O processo é rápido e foi todo planejado para garantir a sua segurança. Ficou interessado? Venha conversar conosco clicando aqui.


Evite cair em golpes! Entre em contato com a Eilat Joalheiros e venda sua prataria para uma empresa de confiança, que oferece um preço justo!


Esperamos você!

bottom of page